Rosa Rodrigues - O que é Quelóide?
Drª Neila Janne - A quelóide é uma hipertrofia celular que ocorre nas lesões cicatriciais de regiões do corpo humano. É uma cicatriz que não sabe quando para de crescer, de forma endurecida, acima do nível normal da pele, cujo o formato pode variar de irregular, com tendência de aumentar gradativamente com o tempo. Ela costuma diminuir de espessura.
Rosa Rodrigues - Quando a pele é lesada pela quelóide a cicatrização ocorre de forma plana?
Drª Neila Janne - Às vezes. Depende de cada caso. Se a cicatriz é mais espessa (ou hipertrófica), ela não se estende além das margens da lesão, essas são chamada de "cicatriz hipertrófica", normalmente melhora com o tempo e outras precisam de tratamentos.
Rosa Rodrigues - A maioria dos quelóides aparecem depois de machucados ou cirurgias?
Drª Neila Janne - Sim. Porém algumas podem surgir espontaneamente ou até mesmo em locais de cicatrização de acne, queimaduras ou colocação de piercings.
Rosa Rodrigues - O quelóide acomete mais mulheres ou homens?
Drª Neila Janne - Existe maior relato de quelóides em mulheres jovens do que em homens jovens, porém isso pode refletir o hábito mais freqüente das mulheres de furar os lóbulos das orelhas, para o uso de brincos. A incidência de quelóide é quinze vezes maior em indivíduos de pele mais escura devida a descendência africana e não à coloração escura da pele.
Rosa Rodrigues - Em que local do corpo o quelóide pode aparecer?
Drª Neila Janne - O quelóide pode desenvolver-se em qualquer parte do corpo, tórax (peito) quanto a posterior (costas), devido à maior espessura da pele nessas regiões, auricular, especificamente no lóbulo da orelha. A maioria dos quelóides costuma surgir até um ano após o trauma.
Rosa Rodrigues - Quais as características do quelóide?
Drª Neila Janne - Os quelóides geralmente não causam sintomas, mas algumas vezes podem ser acompanhados por prurido ou dor com cicatrizes largas ou espessas. A cicatriz começa como uma placa rosada ou avermelhada, de consistência firme e elástica, bem definida.
Rosa Rodrigues - O quelóide tem cura?
Drª Neila Janne - Sim. Hoje no Centro de Medicina Ocular e Estética Neila Janne temos os mais avançados tratamentos para esse tipo de imperfeição na pele. Antes não existia um tratamento específico para tal problema. Hoje a ciência evolui constantemente e por isso faço questão de participar de todos os congressos e seminários que apresentam novas formas de levar uma boa aparecência ao ser humano em especial aos meus pacientes.
Rosa Rodrigues - Quais são os tratamentos disponíveis?
Drª Neila Janne - Coberturas: é um tipo de tratamento seguro e indolor, que consiste na aplicação de coberturas a base de silicone ou de uma substância chamada "silastic".
Curativos Compressivos: quando empregados por período prolongado, às vezes por até 12 meses, podem levar à redução do tamanho do quelóide. Essa estratégia é, também, eficaz na prevenção de novas cicatrizes.
Cirurgia: o procedimento deve ser delicado, demandando grande cuidado por parte do cirurgião.
Injeções de Corticosteróides: estão mais bem indicadas no início da formação da cictariz, ou quando se sabe que a pessoa já tem predisposição para a formação dos quelóides.
Criocirurgia: Ótimo.Tratamento para os quelóides pequenos e em pessoas de pele com tonalidade mais clara e é realizado a base combinação de injeções de corticosteróides. Com nitrogênio em temperatura muito baixa, que altera a circulação abaixo do quelóide e leva à morte do tecido em excesso. Há formação de nova pele, que pode ser mais clara.
Radioterapia: empregada de forma que não penetra no corpo, tendo efeito apenas na pele. É usada logo após a cirurgia, sendo o tratamento mais caro.
Laserterapia: o laser promove um peeling (ou descamação) superficial, com alteração de espessura do quelóide.
Tratamentos Naturais: indicados quando o quelóide ocorre após implante de piercing. Pode-se aplicar no local um pano umedecido em água quente, ou mesmo um saquinho de chá também umedecido em água quente, por cinco minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário