quinta-feira, 23 de abril de 2009

ESPORTE.: Atléta goiano Sílvio Jr, é destaque na equipe de Futsal de São Luis de Montes Belos, do treinador gaúcho Newton Torres

Jornalista Rosa Rodrigues






Ele nasceu no dia 13 de maio de 1986, e já conta com um currículum respeitado dentro da história do Futsal goiano, estamos falando de Sílvio Jr, um jovem talento que já tem um lugar garantido na Equipe do treinador gaúcho Newton Torres.



E para falar mais sobre sua carreira de sucesso e perspectiva de futuro, o atléta simpatia falou comigo em uma entrevista super especial, que você confere aqui no blog e nos seguintes endereços da web: www.revistapingpongaartedeentrevista.blogspot.com e www.academiaprosport.blogspot.com



Jornalista Rosa Rodrigues - Com que idade começou a praticar o futsal?
Atléta de Futsal - Sílvio Jr -
Comecei com 13 anos.
Jornalista Rosa Rodrigues - O que o fez escolher o futsal e não o futebol?
Atléta de Futsal - Sílvio Jr -
Todo bom jogador de futebol começou pelo futsal, e comigo não foi diferente. Comecei na escola jogando por jogar, até que percebi que era aquilo que eu queria, e acabei me apaixonando pelo futsal.



Jornalista Rosa Rodrigues - O que o jogador de futsal tem que ter a mais que um jogador de futebol ?
Atléta de Futsal - Sílvio Jr -
Têm que ter mais preparo físico e mais força física, pelo fato do futsal ser jogado em um piso mais duro onde tem mais impacto e por ser um jogo muito rápido e explosivo.


Jornalista Rosa Rodrigues - Todos os bons jogadores de futebol dariam um bom jogador de futsal?
Atléta de Futsal - Sílvio Jr -
Sinceramente não. O jogador de futsal poderia sim ser um bom jogador de futebol por ser acostumado a jogar em uma quadra onde não tem muito espaço, ao contrario do campo que já enorme e com mais espaço pra criar jogadas.


Jornalista Rosa Rodrigues - Se jogasse futebol em que posição gostaria de jogar?Atléta de Futsal - Sílvio Jr - Gostaria de ser um meia armador, pra criar jogadas.


Jornalista Rosa Rodrigues - Quem é a sua inspiração hoje na história do futsal?Atléta de Futsal - Sílvio Jr - Com certeza o Falcão. Ele é hoje, o melhor do mundo.

Jornalista Rosa Rodrigues - Onde você já jogou?
Atléta de Futsal - Sílvio Jr -
Comecei na AABB Goiânia, daí já passei pelo Goiás Esporte Clube, Fesurv Rio Verde, Jaó Randall e agora São Luiz de Montes Belos.


Jornalista Rosa Rodrigues - Quais são suas perspectivas para o futuro dentro da sua carreira?
Atléta de Futsal - Sílvio Jr -
Espero ainda ser um grande jogador de futsal e com um futuro brilhante pela frente.

Jornalista Rosa Rodrigues - Quais foram suas dificuldades até hoje?
Atléta de Futsal - Sílvio Jr -
As contusões e a falta de apoio no futsal dentro do Estado de Goiás.


Jornalista Rosa Rodrigues -É fácil encontrar quem apóia o futsal?
Atléta de Futsal - Sílvio Jr -
Não. Aqui em Goiânia e em todo o estado são poucos times que te dão estrutura pra trabalhar.


Jornalista Rosa Rodrigues - As vagas do futsal são competitivas como são no futebol?
Atléta de Futsal - Sílvio Jr -
Sim, são muito disputadas.


Jornalista Rosa Rodrigues - O que te deixa chateado hoje no esporte brasileiro?
Atléta de Futsal - Sílvio Jr -
A falta de profissionalismo em alguns lugares, existe muito isso ainda.



Jornalista Rosa Rodrigues - Me fala sobre sua ida para São Luis de Montes Belos para compor a equipe?
Atléta de Futsal - Sílvio Jr -
Em 2006, fui convocado para seleção goiana de futsal sub-20, daí o treinador era o gaucho Newton Torres, depois que acabou a seleção goiana ele voltou pro Sul, ai ele apareceu por aqui de novo porque recebeu uma proposta de São Luiz de Montes Belos pra montar uma equipe competitiva no Estado novamente, pra disputar o esta o estadual, ou seja o campeonato goiano. Aí, ele me ligou e fez sua proposta, e eu aceitei. Para mim vai ser uma honra trabalhar com ele de novo, e representar a cidade de São Luiz.

SAÚDE.: 20 minutos de exercícios diários melhoram o humor e diminuem o estresse

Jornalista Rosa Rodrigues

Estudo publicado no dia 10 de abril, pela a revista científica British Journal of Sports Medicine constatou que 20 minutos dedicados à prática de exercícios físicos diários podem diminuir o nível de estresse.





O objetivo dos pesquisadores da University College, em Londres, era estabelecer quais atividades físicas traziam mais benefícios para a saúde mental e quantificar o tempo necessário para que os exercícios tivessem impacto psicológico.




Os resultados ainda indicam que são necessários 20 minutos seguidos de exercício – o suficiente para deixar a pessoa ofegante – para que a atividade física provoque uma "melhora no humor" e diminua o estresse.




A equipe de pesquisadores estabeleceu ainda que as atividades mais apropriadas seriam a faxina, a jardinagem, a caminhada e a prática de esportes. Para chegar aos resultados, a equipe perguntou a 20 mil pessoas quanto tempo e que tipo de exercícios praticavam semanalmente, além de questões sobre o estado de saúde mental. Dos voluntários, 16% (3,2 mil) sofriam de algum tipo de estresse ou ansiedade.




De acordo com o estudo, os praticantes de esportes reduziam os riscos de estresse em cerca de 30%, enquanto a caminhada e as atividades domésticas como faxina e jardinagem contribuem para uma redução de 20%.




Apesar dos resultados, a equipe afirma que o próximo passo da pesquisa será descobrir quais os mecanismos que influem na relação entre a atividade física e a saúde mental. Segundo a ONG Sane, que trabalha com saúde mental, as razões do estresse são geralmente pouco compreendidas e em casos mais sérios, as pessoas precisam procurar ajuda profissional.




No entanto, o porta-voz da organização, Richard Colwill, afirmou que os resultados do estudo podem contribuir para uma melhora nas pessoas que sofrem de problemas de saúde mental."A pesquisa oferece esperança de que pequenas mudanças no estilo de vida podem contribuir para o bem-estar psicológico", disse Colwill. "O cérebro é um órgão tão 'físico' quanto o coração ou os pulmões. Por isso, não deve ser uma surpresa que pequenas quantidades de exercícios regulares podem contribuir para uma redução nos problemas psicológicos", concluiu.Aeróbica Uma outra pesquisa publicada na mesma revista científica também trata dos benefícios do exercício físico, mas entre os mais velhos.




O estudo da Universidade de Toronto, no Canadá, sugere que fazer exercícios aeróbicos regularmente na meia-idade pode aumentar a expectativa de vida em até 12 anos e ajudar a prolongar o período de vida independente. Segundo a pesquisa, que analisou 400 pessoas com idade entre 55 e 85 anos, a prática freqüente de exercícios aeróbicos “treina” o corpo a usar o oxigênio para gerar energia de maneira mais eficaz.




Segundo Lorna Layward, diretora de pesquisas da ONG Help the Aged, que trabalha com idosos, “nunca é tarde para começar a fazer exercícios”. "Quando as pessoas ouvem a palavra 'aeróbico', tendem a pensar em Lycra e roupas de ginástica, mas existem vários tipos de atividades desta espécie, como dançar ou nadar, que podem fazer uma diferença enorme", disse Layward. "Existe uma suposição de que a aposentadoria significa colocar os pés para cima e relaxar, mas gradualmente estamos observando que se manter ativo pode trazer vários tipos de benefício", concluiu.
Fontes: G1 e Flex Academia


SAÚDE.: Dicas de pilates para gestante

Jornalista Rosa Rodrigues

Siga as dicas de saúde da professora Janice Matteucci, para a prática de pilates para "Gestante".




O MÉTODO



Pilates é uma modalidade de exercícios de baixo impacto que são realizados no solo ou em aparelhos. O método trabalha respiração, força, concentração, equilíbrio, tonicidade e alongamento muscular, realinhamento corporal e emocional excelente para gestantes.



TRANSFORMAÇÕES CAUSADAS NA GRAVIDEZ




• Hormônios

• Respiração

• Coração e circulação

• Estomacais e intestinos

• Rins e bexiga

• Musculares, articulares e posturais

• Mamas

• Assoalho pélvico



BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO DURANTE A GRAVIDEZ



• Menor número de desconfortos

• Edemas

• Cãimbras

• Fadigas

• Falta de ar

• Tonus muscular

• Previne lesões

• Diástase do reto abdominal

• Diminuição da perda osséa

• Melhoria da postura e a mecânica corporal

• Circulação sanguínea

• Incontinência urinária

• Humor e auto-estima

• Recuperação pós parto - puerpério




SINAIS DE ALERTA PARA PARAR OS EXERCÍCIOS




• Sangramento vaginal

• Dor no abdômen ou no peito

• Perda de líquido pela vagina

• Inchaço repentino nas mãos, faces ou pés Dor de cabeça forte e persistente

• Redução perceptível dos movimentos fetais

• Áreas doloridas e avermelhadas nas pernas

• Dor forte na área púbica ou nos quadris

• Náuseas e vômitos persistentes

• Palpitações no coração

• Falta de ar

segunda-feira, 13 de abril de 2009

SAÚDE.: Alerta importante para quem pratica exercícios físicos

Jornalista Rosa Rodrigues



Segundo grandes mestres da área da saúde, praticar exercícios físicos regulares pelo menos três vezes por semana, durante 30 minutos ao dia, podem trazer ótimos benefícios à saúde. Porém existe grandes alertas a serem feitos:







1 - Nada resolve fazer atividades físicas só no final de semana.







2 - Usar roupas pesadas para suar mais, só aumenta o risco de desidratação.







3 - Exercitar por 60 minutos, você têm um gasto calórico de aproximadamente 700 calorias por hora e perde somente cerca de 100 gramas de gordura. Portanto, todo aquele peso que você "acha" que perdeu é recuperado num instante.







4 - Não beber água na hora do exercício. Há pessoas que acham que tomar água durante a atividade física, pesa o estômago. Isso é "mito". Acostume-se a tomar pelo menos 200 ml de água a cada 20 minutos de atividade. Mas beba devagar.







5 - Lembre-se: tirar o carboidrato da dieta para emagrecer pode trazer muitos danos para à saúde, afinal; consumidos com moderação massas, pães, (...) são combustíveis para o corpo.







6 - Deixe de ser escravos dos batimentos cardíacos. Contar o número de vezes que seu coração bate por minuto é um indicativo importante para saber se você está se exercitando acima ou abaixo dos seus limites, mas o que deve prevalecer é sempre a sensação de conforto e bem-estar. Não exagere.







7 - Malhar todo santo dia pode cansar o corpo. O ideal é descansar um dia e recomeçar no dia seguinte.







8 - É errado achar que se dói é porque está fazendo efeito. Sentir dor após o treino não é um bom sinal.







9 - É errado pensar que só fazendo abdominais você tirar a barriga. Abdominais fortalecem a musculatura da região.







10 - Não fazer alongamento antes e depois de cada exercício, aumentam os riscos de lesões.







11 - Evite abusar dos exercícios intensos. Alterne-os.







12 - As pedaladas leves não queimam calorias e não definem os músculos das pernas, quadris e glúteos.







13 - Não utilize tênis leves. Estes podem prejudicar ou criar impacto excessivo para o corpo.







Não cometendo esses abusos, você obterá grandes resultados para o seu corpo e para a sua saúde.





Boa malhação!!!!

terça-feira, 7 de abril de 2009

SAÚDE.: Anvisa está de olho







Jornalista Rosa Rodrigues




A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estipulou aos fabricantes de suplementos alimentares um prazo mínimo para apresentarem os novos rótulos de seus medicamentos. O objetivo da Anvisa é indicar esses suplementos só para atletas.


Para outro público ele não traz benefício algum. Para a Anvisa é atleta aquele indivíduo que pratica exercício físico de alta intensidade com o propósito de rendimento esportivo ou competição.


Quem faz exercícios visando somente lazer, está fora da classificação e da autorização de consumir. Nos Estados Unidos o consumo deste tipo de alimentação é de aproximadamente 114 milhões, e variam muito desde vitaminas e fisioterápicos. Lá o governo também faz suas exigências a agência que cuida e fiscaliza esses produtos (FDA).


Só no ano de 2008, a agência recebeu 948 relatos de pessoas que consumiam e esses alimentos e passaram a ter problemas de saúde. E no mesmo ano foi relatado nove mortes, 64 casos de doenças graves e 234 internações. Números alarmantes para um único ano.


Para Antônio Aquino, gerente de produtos especiais da Anvisa (http://www.anvisa.gov.br/), com a portaria de 13 de janeiro de 1998 (com a resolução de 22 de setembro de 2005) poderá sofrer algumas alterações, pois vão entrar na lista os repositores hidroeletrolíticos ou isotônicos, os suplementos proteícos e hipercalóricos e os queimadores de gorduras.


Esses produtos não serão excluídos, proibidos e nem restritos, porque os mesmos podem ser receitados por médicos. Mas a rotulagem´será necessária para orientar mais os interessados.


Veja os principais produtos da lista da Anvisa


AMINOÁCIDOS: estruturas fundamentais das proteínas. São classificados em essenciais (fornecidos ao nosso organismo através da alimentação) e não essenciais (produzidos pelo organismo).


HIPERCALÓRICOS: compostos ricos em calorias, formados pela combinação de nutrientes. Ideal para indivíduos que desejam aumentar o peso, desde que usados com orientação de nutricionista, diz Roberta lima.


TERMOGÊNICOS: aumentam a temperatura corporal para queimar calorias. produtos com este apelo ou substância são proibidos de serem vendidos no Brasil como suplmento alimentar, assim como o CLA (o ácido linoleico conjugado), usado para reduzir massa gorda e aumentar massa magra. A nutricionista Sílvia Mantovani alerta que produtos vendidos como aceleradores do metabolismo e estimulantes do sistema nervoso central, precursores dos hormônios hGH e IGH-1 (estimulantes de crescimento) e anabolizantes são proibidos no país.


WHEY PROTEIN: formado pela proteína do soro do leite (lactoalbumina) de alto valor biológico.


CREATINA: presente naturalmente no nosso organismo. É produzida pelo o fígado e em seguida levada pelo o sangue, para as células dos músculos. Também é encontrada em carnes e é usada em atividades de explosão muscular, além de promover o aumento de massa magra e força, diz a nutricionista Sílvia mantovani.


ÓXIDO NÍTRICO: aumenta o bombeamento de sangue para as células musculares, levando assim mais oxigênio e retardando a fadiga muscular.


CARBOIDRATOS: principais combustíveis energéticos. Usados para suprir a demanda de energia.


GLUTAMINA: aminoácidos mais abundante no tecido musciular. Além de atuar como nutriente energético às células imunológicas, a glutamina apresenta importante função anabólica e promove o crescimento muscular.


METAL REPLACEMENT POWDERS (MRP'S): fontes de proteínas de alto valor biológico, rico em carboidratos, aminoácidos, vitaminas e baixo teor de gordura. Há quem use para substituir refeições.