domingo, 10 de maio de 2009

ESPORTE.: Olimpíadas Universitárias Goiana 2009


Jornalista Rosa Rodrigues




Mais de 500 jovens atletas disputaram diversos tipos de modalidades e superaram suas marcas registradas


Esporte é vida. E as Olimpíadas Universitárias estão ai para destacar grandes talentos e promover a interatividade entre estes profissionais, público e a comunidade envolvida. Este ano por exemplo, mais uma vez o foco na cidade de Goiânia fica em torno de oito Instituições de Ensino Superior (IES) que já confirmaram participação da edição 2009, da fase estadual das Olimpíadas Universitárias, os Jogos Universitários Goianos (JUG´s), que aconteceu entre os dias 28 de abril e 03 de maio, em Goiânia (GO).




Além de se tratar de um evento competitivo, independentemente da cor da camisa, da pretensão de cada um, é um momento que as instituições se reúnem em um mesmo espaço físico e travam não só o desafio de competir, mas também, o de conviver e respeitar cada um, deixando de lado em nome do ideal olímpico a paz cultural e deixando aflorar as emoções de vestir a camisa de sua instituição de ensino e ao mesmo tempo poder conquistar as tão sonhadas medalhas.




Por esses motivos instituições tais como: Alfa, Padrão, Universidade Católica de Goiás (UCG), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Uni-Anhanguera, da capital; e Faculdade União de Goyazes (FUG-Trindade), Centro de Ensino Superior de Catalão (Cesuc)) e UFG (campus Catalão). Sendo que FUG e Cesuc disputam, pela primeira vez, uma edição dos Jogos Universitários.




Espírito competitivo


Para o técnico Robson Freitas Vieira, representante da Faculdade Universo, considerada uma das grandes potências do esporte universitário dos últimos anos. A instituição figura entre os primeiros lugares nas competições estaduais e nacionais, despontando como grande reveladora de novos talentos no esporte brasileiro. "Hoje com a nossa vitória sobre a equipe adversária, pude perceber que superamos, abrindo o placar do jogo e soubemos administrar a partida e assim obtivemos um bom resultado", comemora o técnico da equipe.




Segundo o jogador atacante considerado o mais rápido da equipe Universo, Bala (Francisco Jr) "O jogo foi bom. O que faz ganhar um jogo é ter união de equipe. E nós temos essa união e quem chega para jogar conosco, logo se adapta a esse convívio diário".O espírito competitivo de olimpíada existe, mas é interessante pensar nos processos vivenciados pelos atletas durante os jogos, nos quais muitas coisas são automaticamente compartilhadas, sejam elas a quadra, o pódio, os apertos de mão e muitas outras expressões corporais como olhares, exercício muitas vezes árduo de olhar nos olhos do outro e reconhecer suas qualidades o enxergá-los além das diferenças.




Gestos e atitudes que existem hoje no futebol são casos considerados raros em outras modalidades. Como é o caso dessas equipes. Daniel Garcia, 22 anos, jogador da Universidade Católica de Goiás fala sobre “O jogo de hoje serviu para nos mostrar o que não se deve fazer em jogo e por isso perdemos”, admite o jogado por saber que ainda falta muito espírito de equipe entre os seus componentes.
De acordo com a programação das olimpíadas mais de 500 jovens atletas disputaram diversos tipos de modalidades, desde a ultima quarta-feira (29/04), a fase estadual e encerraram com categoria cada disputa e assim encaram nove modalidades (coletivas e individuais).



Para os campeões estaduais além do título, os vencedores garantem vaga na fase final das Olimpíadas Universitárias, em Fortaleza (CE), ainda este ano no mês de agosto.


Resultado Final


E para a não surpresa do público e da própria Federação Goiana de Desporto Universitário (FGDU), a Universidade Salgado de Oliveira foi mais uma vez consagrada campeã geral das Olimpíadas Universitárias 2009, na fase estadual (JUG’s) pelo oitavo ano consecutivo. Cerca de 190 alunos-atletas que representaram a UNIVERSO, distribuídos nas modalidades futsal, handebol, basquete, vôlei, natação, judô, atletismo, xadrez e futebol de campo, não saíram de mãos abanando.





*1º lugar: futebol de campo masculino, vôlei feminino, basquete (feminino e masculino), handebol (feminino e masculino), futsal masculino, judô (feminino e masculino) e natação feminino.





*2º lugar: vôlei masculino, xadrez (feminino e masculino), natação masculino, atletismo masculino.





*3º lugar: atletismo feminino.




Mas a grande emoção será ver a colocação final do futsal feminino que será definida em julgamento pelo o Tribunal de Justiça Desportiva Universitária de Goiás, pois as equipes UNIVERSO e UFG empataram na final em 5 a 5, onde houve também a igualdade nos critérios de desempate das equipes.





Portanto a com esses resultados as equipes de vôlei (feminino), basquete (feminino e masculino), handebol (feminino e masculino) e futsal (masculino), além de alunos/atletas das modalidades individuais (xadrez, natação, atletismo e judô) puderam garantir a tão sonhada vaga para as Olimpíadas Universitárias Brasileiras (JUB’s 2009) que já têm datas confirmadas para o mês de agosto entre os dias 14 a 23, na cidade de Fortaleza (CE). Mas quem tem motivos de sobras para comemorar também é o time masculina de futebol, que disputará o Campeonato Brasileiro Universitário, que vai acontecer em setembro, no Espírito Santo.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

SAÚDE.: Soja: a favor da vida

Jornalista Rosa Rodrigues



Que a soja beneficia o organismo, todos já sabem. Indicada para jovens, adultos, idosos e atletas, é também alvo de estudo em quase todo o mundo para encontrar a cura de infindas doenças. A soja é sinônimo de vitalidade. Rica em fibras e baixos teores de gordura saturada, aliada a exercícios físicos, pode auxiliar no controle da obesidade e proteger o organísmo de doenças cardiovasculares, câncer, osteoporose e diabetes.



Especialistas dizem que a soja para a saúde feminina é fundamental para a redução do colesterol, protege o coração, alivia sintomas da menopausa, previne câncer de mama epara o homem além de oferecer todos esses benefícios previne câncer da próstata.



"A soja para a alimentação esportiva é importante por conter maiores quantidades de aminoácidos: Arginina e Glutamina, uma vez que dos vintes aminoácidos que o ser humano requer, onze são produzidos pelo nosso corpo. Os outros nove devem ser obtidos pela a alimentação. A proteína de soja provê todos os nove restantes sendo portano uma proteína completa. A soja é de fundamental importãncia para o ganho de massa magra", afirma a ciência.